Com o início do período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 (IRPF), que neste ano vai de 15 de março a 31 de maio, proprietários e inquilinos de imóveis devem ficar atentos. É obrigatório declarar valores de aluguel pagos e recebidos no exercício de 2023.
Assim como os valores da renda mensal possuem um limite na declaração do IR, o aluguel também possui um valor mínimo a ser declarado. Em 2024, de acordo com as regras emitidas pela Receita Federal, o valor é R$ 2.112. Portanto, se você recebeu o valor igual ou superior a esse, deverá declará-lo.
Segundo levantamento da Lello, empresa de administração imobiliária, a época de entrega da declaração de IR gera um aumento de aproximadamente 50% nas consultas de atendimentos por proprietários com imóveis alugados e de inquilinos, na comparação com os outros meses do ano.
De acordo com o gerente financeiro de Locação da Lello Imóveis, Paulo Santos, as principais dúvidas são relativas à declaração do valor do aluguel recebido e como preencher os campos de valores pagos à imobiliária, além de questões envolvendo o recebimento de aluguéis de pessoas jurídicas, entre outras.