Médico neurocirurgião e fisioterapeuta explicam o que é essa lesão e qual a importância do retorno às atividades físicas após a cirurgia. Entenda
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a hérnia de disco atinge cerca de 5,4 milhões de brasileiros. Essa lesão causa dor nas costas e dificuldade para pegar objetos mais pesados ou se locomover, podendo atrapalhar tarefas simples do dia a dia. Além disso, a hérnia de disco pode afastar as pessoas dos exercícios físicos por algum tempo, mas, ao contrário do que muitos pensam, a atividade física auxilia no tratamento da lesão e na manutenção da coluna estável. De acordo com Cezar Augusto de Oliveira, médico neurocirurgião especialista em coluna, o disco intervertebral é uma estrutura circular que, como o nome sugere, fica entre as vértebras da coluna e possui uma estrutura rígida por fora, mas fluida por dentro. Assim, o disco amortece os impactos na coluna causados pelos movimentos do corpo. A hérnia de disco ocorre quando a parede do disco sofre danos e se rompe, o que causa um vazamento do seu núcleo até que chegue às estruturas nervosas próximas dele e cause compressão.
– Qualquer pessoa pode ter essa hérnia, de atletas a sedentários, desde que faça algo para forçar o disco, como traumas físicos e má postura ao longo da vida – explica o médico.
Sintomas
Segundo o médico, a hérnia pode ser assintomática. Porém, quando há sintomas, geralmente estes estão associados à dor no nervo que foi afetado pela lesão.
- Dor na coluna, braços ou pernas;
- Fraqueza muscular nos braços ou pernas;
- Formigamento;
- Falta de sensibilidade nos membros superiores ou inferiores.
– Vamos pegar o exemplo do nervo ciático: ele começa na coluna lombar, entre os dois últimos discos. Se ocorrer hérnia nessa região, com compressão do nervo, a dor pode se manifestar em qualquer parte desse nervo ou percorrer toda a sua extensão, que passa pelos glúteos, pela parte de trás da coxa, pela lateral da perna e vai até os pés. Além disso, fraqueza muscular e prejuízo à sensibilidade em membros, como braços e pernas, pode ser um sintoma da hérnia de disco com compressão das raízes nervosas. Vale destacar que o membro afetado vai depender da localização da hérnia na coluna – informa Cezar Augusto.