Compras por aplicativos que têm preços muito baixos e ofertas infinitas podem acabar se tornando um problema financeiro e de saúde mental.
Abrir o aplicativo no final do dia fazia parte da rotina, no momento de relaxamento, antes de dormir. Esse era o hábito de Natália Guimarães, 26, ao usar o aplicativo de compras na loja Shopee. Ela tinha o aplicativo baixado já antes da pandemia de Covid-19, mas conta que começou a usar mesmo no início da pandemia. Nos últimos anos, principalmente com a pandemia, muitas pessoas passaram a comprar online por meio de aplicativos de lojas. Para algumas, como Natália, o hábito se tornou um problema.
A designer gráfica conta que acendeu um alerta de que as compras estavam fora de controle ao notar que estava ficando com pouco espaço para os novos itens na sua casa, mas, “ao invés de pensar em comprar menos, eu comecei a pensar em comprar opções de armazenamento, como mais prateleiras e caixas organizadoras”.
Natália chegou a desinstalar o aplicativo do celular algumas vezes, mas acabava baixando novamente. “O baque mesmo foi quando eu comprei um item e descobri que já tinha ele em casa, só nunca tinha aberto”.