Os 30 anos do Plano Real e o Futuro do Brasil, retratados em livro, foi o tema do painel de Gustavo Franco, ex-Presidente do Banco Central e Sócio Fundador da Rio Bravo Investimentos, durante o 13º Seminário Gestão de Investimentos nas EFPC, que acontece nos dias 26 e 27 de junho, das 9h às 18h, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
Gustavo Franco compartilhou a história do Plano Real, destacando sua experiência pessoal e profissional no processo. A história desse período está no livro “30 anos do Real: crônicas do calor do momento”, de Gustavo Franco, Pedro Malan e Edmar Bacha. A publicação revela a inteligência adquirida ao longo do processo e traz reflexões sobre as incertezas e as surpresas enfrentadas no início. “Na hora em que o plano estava acontecendo, não tínhamos certeza de nada. Foi um processo cheio de fatores inesperados, crises e personagens de Brasília que mudavam de ideia”, comenta.
O economista destacou elementos fundamentais para profissionais de investimentos no desenvolvimento do plano, começando pelo diagnóstico da hiperinflação, que é considerada uma doença econômica séria. Outro ponto é a tentação das anestesias, sobretudo por meio do congelamento de preços que havia na época. Ele abordou as dificuldades de implementar um novo sistema e as decisões envolvidas, como conversar com advogados, assinar papéis e comunicar à imprensa e à sociedade.