Gaslighting foi eleita a palavra do ano de 2022 pelo dicionário Merriam-Webster, dos EUA. O termo ainda não tem tradução para o português, mas é uma forma de manipulação psicológica.
Além dela, outros exemplos de novos termos podem ser citados, relacionados a parcerias amorosas, profissionais e até à pandemia de covid-19, que trouxe novas condições de saúde.
A seguir, separamos 10 exemplos de novas palavras usadas para falar sobre questões de saúde mental e seus significados analisados por especialistas.
- Gaslighting
1.Como já definido, o termo se refere a uma forma de abuso psicológico, em que quem abusa distorce informações para obter poder na relação. “Há uma violência velada. A pessoa dá a entender uma situação, porém se safa dizendo: ‘Eu não disse isso’. O agressor distorce a intenção por meio de uma violência abusiva que fere a autoestima da vítima”, explica a psicóloga Lala Fonseca.
2. Love bombing O “bombardeio de amor” pode indicar um transtorno de personalidade narcisista. A pessoa que abusa faz demonstrações excessivas de amor. A princípio, a abusada se sente amada e desejada, mas acaba caindo em uma teia de domínio, em que a abusadora usa das demonstrações para manipulá-la.
Saiba mais: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2023/02/06/termos-relacionados-a-saude-mental.htm