Você já se sentiu inseguro em relação ao seu dinheiro? Ou, até mesmo, com um medo um pouco mais forte de como serão os próximos anos, meses e dias? Pois saiba que você não está sozinha (muito pelo contrário)! Em 2020, aliás, uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva a pedido da Xpeed (escola de educação financeira e negócios da XP Inc), mostrou que duas em cada três pessoas no Brasil sentem algum tipo de cansaço causado por preocupações financeiras.
Dos brasileiros que responderam à pesquisa na época, 46% afirmaram ter frequentemente ansiedade em relação à situação financeira, enquanto 47% disseram se sentir inseguros em lidar com informações recebidas de serviços financeiros. Uma preocupação que antigamente era muito mais associada aos homens, hoje atinge mulheres em proporções muito similares.
Muito além de uma insegurança impalpável e figurativa, esses números trazem implicações bem precisas no dia-a-dia desses brasileiros. A pesquisa concluiu que o medo levava 21% das pessoas a evitarem abrir extratos bancários e 39% a adiar decisões financeiras pelo medo de encarar o orçamento.
E não se engane: esses sentimentos ruins em relação às finanças não ficaram apenas lá em 2020. Em abril deste ano, pesquisas da empresa GfK e da NielsenlQ apontam que 86% dos brasileiros têm cautela com o futuro econômico. O número por si só já é grande, mas, colocando ainda mais em perspectiva, esse valor dá ao Brasil uma cautela econômica 45% maior que a média mundial.
Saiba mais em https://www.eql.com.br/saude-financeira/2023/01/estresse-financeiro-o-que-e-como-identificar-e-superar-o-problema/