Atendimento telefônico: (81) 3366.2418/ (81) 3366.2434 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Atendimento pelo whatsapp: (81) 33662414 (de segunda a sexta, das 8h às 16h).
Correio eletrônico: centralderelacionamento@compesaprev.com.br.

Indicação de Urgência / Emergência Rede Credenciada:(81) 9.9293.0686 / (81) 9.9725.0600 (Números disponíveis de segunda à sexta, fora do horário de atendimento. Nos sábados, domingos e feriados 24 horas.).

Estresse crônico: quais são os efeitos no corpo e como reduzir

O estresse crônico é uma resposta prolongada do corpo e da mente a fatores estressores constantes e pode causar sérios prejuízos à saúde

O estresse é uma resposta natural do corpo que ocorre quando enfrentamos situações de perigo ou ameaça. Nesses momentos, o organismo entra em estado de alerta, resultando em mudanças físicas e emocionais.

Quando o corpo fica atento por períodos prolongados, diversas funções corporais são afetadas, resultando em problemas como insônia, hipertensão, enfraquecimento do sistema imunológico e aumento do risco de doenças cardiovasculares e mentais.

O cardiologista Rafael Silva Côrtes, do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, explica que ao contrário do estresse agudo, que é uma resposta temporária a uma situação específica, o estresse crônico persiste por um longo período, levando o corpo a um estado constante de alerta, e pode resultar em sobrecarga nos sistemas fisiológicos.

Ficar constantemente em estado de alerta pode aumentar a atividade do sistema nervoso simpático (que liga as respostas de luta ou fuga) e do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (conjunto de glândulas que produzem hormônios), resultando na liberação de substâncias como adrenalina e cortisol.

Esses hormônios podem causar aumento da frequência cardíaca, constrição dos vasos sanguíneos e, consequentemente, elevação da pressão arterial.

Saiba mais: Estresse crônico: quais são os efeitos no corpo e como reduzir | Metrópoles (metropoles.com)

 

SOCIAIS