Lesões geralmente fatais que afetam mais de um sistema do corpo são resultado comum de acidentes aéreos, mas podem ocorrer também em outras situações
O Instituto Médico Legal (IML) confirmou, na segunda-feira, que as 62 vítimas da queda do avião da Voepass, em Vinhedo, morreram em decorrência de politraumatismo.
Um quadro grave de saúde associado a lesões físicas ou químicas que ocorrem de forma violenta, o politraumatismo é comum em casos de acidentes aéreos e costuma ser fatal. Ainda de acordo com o IML, todos os passageiros e tripulantes perderam a vida de forma instantânea no momento da queda.
O que é o politraumatismo?
De maneira técnica, o politraumatismo é definido como a existência de duas ou mais lesões graves que afetam mais de um sistema do corpo — por exemplo, a amputação de um membro ocorrendo simultaneamente a uma lesão cerebral.
A causa mais comum para o problema são impactos violentos, como o que ocorre em uma queda de avião, acidente de carro ou em agressões físicas. No entanto, o politraumatismo se refere ainda a outros tipos de lesões ocasionadas por alguma força externa, como uma queimadura.
Saiba mais; Entenda o politraumatismo, causa da morte da… | Veja Saúde (abril.com.br)