São várias as causas que levam os dentes a escurecer: traumas que provocam hemorragias internas, efeitos colaterais de alguns medicamentos, tratamentos, corantes presentes nos alimentos e má higiene bucal. Por isso, se você tem notado algum dente escurecido, o ideal é procurar um dentista o quanto antes para evitar danos que podem se tornar irreversíveis.
Quando o escurecimento está relacionado ao acúmulo de tártaro, geralmente a dentição adquire uma tonalidade amarelada. Porém, se o tártaro estiver mais perto da gengiva (subgengival) a cor dele pode mudar e ficar mais puxada para o preto, por conta de eventuais inflamações e sangramentos, causando a impressão de que o dente escureceu. Portanto, para recuperar a cor natural será necessária uma limpeza para a remoção dos resíduos petrificados.
“Por recobrir parte do esmalte do dente, proporcionando uma superfície rugosa e porosa, o tártaro também possibilita que os pigmentos e corantes dos alimentos que ingerimos, como café, refrigerante de cola e vinho tinto também se acumulem nele. O tempo que leva esse processo de escurecimento, porém, depende dos hábitos de higiene bucal e alimentares de cada pessoa”, explica Daniela Balthazar, cirurgiã dentista e especialista em implantodontia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).