Veja a importância de lidar com dinheiro antes de chegar na fase adulta
A educação financeira é fundamental para a formação cidadã de crianças e adolescentes. Isso porque os conceitos e práticas sobre o uso racional do dinheiro possibilitam que o jovem utilize seus recursos de maneira responsável, gastando somente se tiver condições de pagar.
E quem não gostaria de ter aprendido mais sobre dinheiro na infância? Muitos, ao chegarem à vida adulta, não fazem a mínima ideia de como gerenciar o próprio salário. Já aqueles que aprenderam a lidar com as finanças ao longo do tempo, certamente gostariam que os filhos fossem educados financeiramente, não é mesmo?
DISCIPLINA É IMPORTANTE
Em relação às crianças na faixa de 6 a 10 anos, o ideal é que elas guardem seu dinheiro e que tenham disciplina para tal, de forma a não adquirirem bens supérfluos. Uma sugestão é que os pais criem a cultura delas ajudarem nas tarefas diárias, Desta forma, elas ganham seu próprio dinheiro por esses “pequenos serviços” de casa, após terem realizado esta ou aquela atividade.
Neste ponto, a minha dica é que os pais ofereçam o bom e velho cofrinho para a criança guardar suas economias, apesar de que o ideal seria um frasco transparente, para que se veja o dinheiro ‘crescendo’.