A antecipação salarial é diferente do empréstimo com desconto em folha e é conhecido no mercado de trabalho como ‘vale’.
Também conhecido no mercado de trabalho como vale, o adiantamento salarial possibilita que o trabalhador receba parte do pagamento do seu salário do mês seguinte de forma antecipada. Depois, esse valor é descontado no dia do pagamento oficial da remuneração.
A antecipação do salário não está prevista em lei, por isso, as empresas não são obrigadas a oferecer esse serviço para seus funcionários. Mas se estiver na convenção coletiva da categoria, o empregador é obrigado a conceder o benefício. Porém, o que se vê na prática é que muitas empresas oferecem o adiantamento salarial de forma voluntária para ajudar os trabalhadores a resolverem seus problemas financeiros.
Para explicar como funciona esse pagamento e os cuidados com os gastos quando se recebe o salário em duas parcelas, o podcast Educação Financeira conversou com o advogado Daniel Moreno e a educadora financeira Carol Stange.