O sal de cozinha (mineral formado principalmente por cloreto de sódio) está presente nos alimentos, ajudando a manter o equilíbrio de fluidos do corpo, regular a pressão arterial, contração muscular e na transmissão de impulsos neurais.
Esse ingrediente também pode ser um aliado no tratamento complementar de rinite e sinusite, ajudando a aliviar a congestão nasal e melhorar a respiração. A lavagem nasal é importante para a irrigação do muco e reduzir a quantidade de vírus, bactérias, poluentes e alérgenos. Estudos comprovam que a prática ajuda na redução de doenças crônicas e no tratamento de rinossinusite. E o sal pode ser usado nessa limpeza.
“As soluções salinas ajudam a reduzir a inflamação e a congestão nasal, bem como promover a limpeza das vias aéreas. Lavar o nariz deve fazer parte da nossa higiene diária”, afirma Daniel Destailleur, otorrinolaringologista do Hospital Santa Catarina (SP).
Essa maneira de intervenção para quaisquer tipos de patologia não está aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), lembra o médico Luciano Gregorio, otorrinolaringologista do Hospital Albert Einstein (SP). “É uma opção segura e eficaz para alívio dos sintomas, mas não deve ser considerada como tratamento único para essas condições”, explica ele.
Saiba mais: É verdade que sal ajuda a aliviar sintomas de rinite e sinusite? – 14/06/2023 – UOL VivaBem