Mais de 15 milhões de brasileiros negociaram suas dívidas por meio do programa, que terminou em 2024. Mas há quem não conseguiu pagar essa negociação.
Contratar um empréstimo não é o vilão do orçamento se feito com planejamento e controle. Mas pode se tornar um se esse crédito comprometer a renda e a qualidade de vida de uma família. Nessa hora, renegociar é o caminho. Contudo, isso não basta: é preciso rever o planejamento financeiro para conseguir manter o pagamento das parcelas dessa renegociação em dia e evitar se endividar novamente. Essa fase nem sempre é fácil.
Mais de 15 milhões de brasileiros renegociaram suas dívidas por meio do Programa Desenrola Brasil, entre julho de 2023 e maio de 2024, segundo dados do Ministério da Fazenda, mas nem todos conseguiram manter os pagamentos e quitar as dívidas. O que acontece neste caso?
É comum no mercado ocorrer a venda de dívidas não pagas – processo conhecido como NPL (Non Performing Loan, ou dívidas não pagas na tradução livre). Como o Desenrola Brasil é um programa federal, esse processo é um pouco diferente.
A seguir, saiba o que acontece com as dívidas não pagas do Desenrola Brasil, e o que você precisa fazer caso esteja nessa situação.
Saiba mais: Desenrola Brasil: o que acontece com as dívidas negociadas pelo programa e que não foram pagas?