Embora muitas vezes nos preocupemos em poupar o suficiente para a reforma , o custo da solidão está aumentando como uma ameaça igual a uma reforma feliz e saudável. Por isso é importante construir o capital social.
A solidão e o isolamento social são uma grave epidemia de saúde, como aponta Pesquisa Nacional sobre Envelhecimento Saudável da Universidade de Michigan, dos Estados Unidos. E os adultos mais velhos podem correr um risco aumentado devido à maior probabilidade de viverem sozinhos, de perderem amigos ou familiares ou de lidarem com doenças.
Os números são alarmantes: mais de um terço dos adultos mais velhos experimentam sentimentos de solidão pelo menos uma vez por semana, de acordo com o levantamento. É tentador atribuir o aumento a acontecimentos recentes, como as redes sociais ou a pandemia, mas a verdade é que a solidão tem estado numa trajetória ascendente nas últimas duas décadas.
Essa tendência sublinha a importância de reconhecer e abordar a solidão como uma componente crítica do bem-estar, especialmente à medida que envelhecemos. Assim, juntamente com os ativos financeiros, o cultivo e a sustentação das ligações sociais devem receber igual atenção no planejamento da reforma.
Saiba mais: Custo da solidão na aposentadoria é tão importante quanto planejar as finanças – O Jacaré (ojacare.com.br)