Os influenciadores digitais se tornaram uma das principais fontes de informação sobre investimentos no Brasil. Com eles, um novo golpe se alastra como uma praga e as denúncias não impedem que os perfis falsos se proliferem
Com a explosão dos influenciadores digitais de finanças, um novo golpe financeiro começou a se alastrar como uma praga. Os golpistas criam contas falsas no Instagram, fingindo ser produtores de conteúdo conhecidos, e enviam mensagens privadas oferecendo investimentos milagrosos. Então, seguidores depositam dinheiro achando que serão ajudados a investir por gurus e não conseguem recuperar o recurso — e as denúncias não impedem que os perfis falsos se proliferem.
Os influenciadores digitais se tornaram uma das principais fontes de informação sobre investimentos no Brasil. O país tinha 255 produtores de conteúdo assim, com 94,1 milhões de seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube, no primeiro semestre de 2022, conforme um estudo da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD).