Médicos apontam que não existe ‘receita de bolo’, que sirva de orientação para todo mundo que teve doença. Mas há três situações que podem exigir uma avaliação médica mais aprofundada. Saiba quais são elas.
Mais que uma simples infecção respiratória, a Covid pode ter uma série de repercussões no resto do corpo — e algumas dessas complicações, que afetam o coração, os pulmões e até o cérebro, podem acontecer mesmo depois de os primeiros sintomas da infecção melhorarem.
Diante desse risco, em quais situações é indicado fazer o popular check-up, aquele conjunto de exames que avalia diversos parâmetros e sinaliza uma doença nos seus estágios iniciais?
Médicos ouvidos pela BBC News Brasil indicam que, em linhas gerais, passar por essa bateria de testes laboratoriais não é algo recomendado para todo mundo que teve Covid. Nesse sentido, não existe uma “receita de bolo”, ou uma recomendação geral que sirva para a enorme quantidade de pessoas que teve diagnóstico positivo para a doença nos últimos meses.