A economia tem impactos diretos na vida da população e em um cenário de aumento de inflação e custo de vida, é natural que as pessoas busquem alternativas para economizar. Esses comportamentos, inclusive, são herdados de geração em geração. Alguns hábitos foram adaptados ao longo do tempo por causa da mudança de comportamento da sociedade.
Segundo o especialista em economia, Luiz Ongaratto, esses hábitos precisam ser analisados para o controle financeiro das famílias. “Nós não fomos educados a gastar o necessário de maneira equilibrada. Nós recebemos salário 12 ou 13 vezes ao ano. E a gente gasta por dia. Isso gera problemas, como má gestão, endividamento”.
Sobre perda do comparativo, o economista explica que há uma falta de noção do que é caro ou barato e, consequentemente, uma falta de prioridade. “É caro em relação a que? Será que um smartphone é tão essencial quanto a conta de gás? um telefone que a pessoa troca por ano poderia pagar as contas da casa inteira. Existe essa perda de referencial”.
Saiba mais: https://sagresonline.com.br/conheca-10-habitos-que-foram-influenciados-pela-economia/ .