Cuidar das unhas é muito mais do que ir a salões de beleza e esmalterias. Essa parte do corpo, também denominada com o termo técnico lâmina ungueal, pode indicar diversos problemas de saúde.
Dessa forma, é importante se atentar a mudanças de cor, surgimento de manchas e outros componentes que servem de alerta para muitas doenças. Quando isso ocorre, o recomendado é procurar um dermatologista para avaliar individualmente cada caso e realizar exames como hemogramas e outros que podem ser determinados pelo médico. Quando há suspeita de algo grave, o especialista pode solicitar uma biópsia.
Existem enfermidades que são sistêmicas, acometendo uma ou mais regiões do corpo, que surgem tanto nos pés, quanto nas mãos. Os problemas mais comuns são causados por alterações renais, dermatológicas, hepáticas, endócrinas, nutricionais e por condições autoimunes.
A boa notícia é que nem sempre determinadas variações nas unhas indicam algum problema sério — muitas vezes elas são provocadas pela rotina. “A unha do pé é menos cuidada e, às vezes, sofre mais com problemas. A do dedinho, por exemplo, pode ficar mais amarelada e grossa. É uma alteração muito comum por uso de salto, bico fino e que provocam traumas na região”, diz Valéria Zanela Franzon, dermatologista e professora do curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Veja abaixo os sinais que indicam problemas e merecem atenção.
Saiba mais em https://www.bbc.com/portuguese/geral-62078113