Uma pesquisa do Instituto Lado a Lado pela Vida mostrou que 62% dos homens brasileiros só vai ao médico quando sente uma dor insuportável. E não chegam sozinhos. Geralmente, são levados por alguém, na maioria das vezes, pelas esposas. Na verdade, ao contrário das mulheres, boa parte dos homens foge dos consultórios médicos. Eles acham que não ficam doentes ou que ficar doente é sinal de fraqueza.
Estamos no novembro azul, mês da prevenção contra o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens. Este é um dos principais problemas de saúde que afetam a população masculina mas está longe de ser o único. A gordura abdominal, que favorece a hipertensão e o diabetes, e as doenças cardiovasculares também preocupam.
Quais são os principais pontos de atenção que o homem deve ter com a sua saúde? Que exames devem ser feitos preventivamente, todos os anos, para evitar surpresas? Neste episódio do Podcast do Bem Estar, vamos dar dicas práticas para melhorar a saúde masculina. Michelle Loretto conversa com o urologista Claudio Murta, coordenador de Centro de Referência em Saúde do Homem, em São Paulo, e com o cardiologista do Instituto Lado a Lado pela Vida, Dr. Mozar Suzigan.
Saiba mais em https://g1.globo.com/bemestar/podcast/noticia/2021/11/17/bem-estar-117-a-saude-do-homem.ghtml