Autorizado em 2018, o atendimento psicológico on-line vinha sendo uma ótima ferramenta à correria do dia a dia, para quem precisava de ajuda, mas nunca tinha tempo. Com as mudanças drásticas causadas pela pandemia de coronavírus, hoje, o atendimento on-line é fundamental para que psicólogos possam atender seus pacientes de forma segura e eficaz, sem precisar sair do isolamento.
De acordo com a psicóloga clínica, especialista em saúde e hospitalar, Daiana Peixé, a terapia on-line é uma sessão de terapia por vídeo-chamada, possível para todos que tenham conexão com internet. O atendimento on-line tem o mesmo vínculo, qualidade e ética do atendimento presencial. A data e hora da terapia são agendadas com antecedência. “O paciente pode ficar tranquilo; é um atendimento psicológico normal, e a única diferença está no meio de comunicação, que antes era presencial e agora é pela internet”, esclarece.
Quem utiliza essa modalidade de consulta garante que não muda em nada do atendimento tradicional. Juliana Travassos é uma dessas pessoas. A engenheira ambiental tem 37 anos, e hoje, mora na Dinamarca. Ela faz terapia on-line desde que se mudou para o país, e mesmo tendo opções por lá, diz que se sente mais segura e que preferiu o atendimento on-line pois ele otimiza o seu tempo. “A terapia on-line salvou a sua vida! Mudou-a por completo, trazendo autoconhecimento, autoestima, ensinando a ser uma pessoa melhor. E de quebra, emagreci 15kg”, conta.