A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde informa que no dia 17 de janeiro de 2020 foi comunicada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES/PSP) sobre um caso confirmado de febre hemorrágica brasileira. A doença apresentou cerca de 90% de similaridade com o arenavírus, da espécie Sabiá. A vítima foi um adulto, morador de Sorocaba (SP). Nesta mesma ocasião, a SES/SP solicitou apoio do Ministério da Saúde para o acompanhamento dessa ocorrência.
Este evento é isolado e sua transmissão é restrita. Nesse momento, não há risco para trânsito de pessoas, bens ou mercadorias a nível nacional ou internacional.
O último relato de caso de febre hemorrágica brasileira foi há mais de 20 anos. Nesse período, foram quatro casos em humanos, sendo três casos adquiridos em ambiente silvestre no estado de São Paulo e um por infecção em ambiente laboratorial, no Pará.
A doença é considerada extremamente rara e de alta letalidade, e o tratamento é de acordo com o quadro clínico e sintomas do paciente.