Anvisa lança nota estabelecendo prazo para a doação de sangue para aqueles que tiveram dengue ou tomaram a vacina contra a infecção.
As pessoas que tiveram dengue ou tomaram a vacina contra a doença devem aguardar 30 dias para doar sangue. Quem teve dengue grave precisa esperar um tempo maior para a doação: 180 dias após a recuperação do quadro infeccioso.
As orientações foram divulgadas em nota técnica emitida pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Saúde nesta terça dia 5. Na nota, a Anvisa afirma haver um risco de 38% de transmissão da dengue por transfusão de sangue contaminado com o vírus da doença.
Pessoas que tiveram relações sexuais com indivíduos que tiveram a infecção nos últimos 30 dias também devem aguardar 30 dias para realizar a doação de sangue.
A nota pede, ainda, que os serviços de hemoterapia orientem os doadores caso estes apresentem sintomas da doença logo após a doação de sangue. O doador deve informar ao serviço caso tenha resultado confirmado de dengue ou apresente sintomas como febre ou diarreia até 14 dias após a doação.