Candida auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global, pois pode causar infecções invasivas, graves e associadas à alta mortalidade
Candida auris é um superfungo resistente a medicamentos e responsável por infecções hospitalares. Por isso, ele é um dos que mais ameaçam a saúde pública no mundo.
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informa que recebeu a notificação de dois casos confirmados laboratorialmente para Candida auris. Ambos são do sexo masculino e estão em hospitais do Grande Recife.
Um paciente, de 48 anos, está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista. Ele teve a confirmação de Candida auris no dia 11 de maio.
O outro paciente, de 77 anos, está no Hospital do Tricentenário, localizado em Olinda. A confirmação do superfundo Candida auris foi dada no dia 14 de maio.
A SES informa que ambos foram internados devido a quadros clínicos não relacionados ao superfungo Candida auris e que já iniciou, junto aos hospitais, o trabalho de bloqueio e controle da propagação do fungo.
Nos setores onde os pacientes estão internados, foi estabelecida imediata intensificação das ações de limpeza e desinfecção de ambientes.