À medida que o tempo passa, o corpo vai sofrendo diversas alterações que são visíveis e incomodam bastante. Na pele, por exemplo, além das rugas, surgem manchas marrons, acinzentadas ou mais escuras, principalmente nas mãos. Esses sinais podem acontecer já perto dos 40 anos tanto em homens quanto em mulheres.
Conhecidas popularmente como manchas senis, essas marcas levam o nome científico de melanose solar ou lentigos solares. Elas ocorrem devido ao excesso de produção de melanina, que dá a coloração à pele. E o tamanho varia de milímetros a alguns centímetros, mas geralmente são pequenas, semelhantes a uma lentilha.
Essa pigmentação, muitas vezes, acontece por causa do excesso de exposição ao sol sem proteção. “Essas manchas senis são decorrentes da radiação ultravioleta que a pessoa toma durante toda a vida e vai se acumulando. Pessoas de pele clara são mais propensas a ter esses sinais. Elas aparecem nos dorsos das mãos, antebraços, colo, pescoço e rosto”, explica Luiz Gameiro, membro do departamento de Dermatologia Geriátrica da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).