A transformação digital tem proporcionado mudanças significativas em diferentes campos da economia. No setor da saúde, o avanço da tecnologia vem impactando positivamente tanto os profissionais da área como os pacientes. Por meio da inteligência artificial, big data, computação em nuvem e internet das coisas (IoT), é possível melhorar o agendamento de consultas, monitorar aqueles que necessitam de cuidado maior, compartilhar resultados de exames, prescrições, relatórios e desenvolvimento de casos.
Trazendo para um período mais recente, as vantagens sobre o uso dessas soluções ficaram evidentes devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Com a proliferação rápida da doença pelo mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adotou medidas de distanciamento social para conter o avanço da doença. Seguindo essa linha, houve a necessidade de implementar técnicas de atendimento à distância, como foi o caso da telemedicina, aprovada pela Câmara em caráter emergencial.
Esse método oferece mais praticidade no acesso a laudos e resultados de exames, diminuição dos gastos de todas as instituições, médicos, pacientes e maior alcance a laboratórios e consultórios. Além disso, consegue ampliar o número de pessoas sendo atendidas em um curto período de tempo, proporcionando agilidade, segurança para todos os envolvidos e acompanhamento de forma constante.