Dormir menos do que o necessário pode ser muito prejudicial à saúde. Entenda o porquê e veja dicas para uma boa noite de sono.
Ter um sono satisfatório é um pilar muito importante para a saúde física e mental. Porém, muitas pessoas não dão o devido valor às horas de sono, e outras, por circunstâncias da vida, realmente não conseguem dormir o suficiente para descansar e repor as energias. Dormir mal, na verdade, é algo bem comum no Brasil: 65% dos brasileiros têm problemas de qualidade do sono, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira do Sono.
Em geral, a maioria dos adultos precisa de 7 a 8 horas de sono por noite, mas há exceções. Existem aqueles que se sentem descansados com apenas 6 horas, e outros que necessitam de mais de 8 horas. O que vale é como você acorda de manhã: se sentindo bem, com disposição para começar o dia; ou sentindo cansaço e necessidade de dormir mais. Se você está no segundo grupo, considere fazer alguns ajustes, se possível.
Consequências da privação de sono
Os impactos da privação de sono são muitos, e podem ir desde mau-humor após uma noite ruim até problemas mais sérios. Segundo a dra. Márcia Assis, neurologista e vice-presidente da Associação Brasileira do Sono, dormir menos do que o necessário pode causar prejuízos imediatos, como cansaço, dificuldade de concentração, sonolência, irritabilidade, aumento do apetite por carboidratos e desânimo, por exemplo.
Saiba mais: https://drauziovarella.uol.com.br/neurologia/muito-alem-do-cansaco-conheca-os-impactos-da-privacao-de-sono/