O primeiro Fórum Clima & Saúde reuniu especialistas para abordar as consequências devastadoras das alterações do clima e como é possível combatê-las.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) já sinalizou que as mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde humana. Além dos eventos climáticos extremos, desastres naturais que vêm ceifando milhares de vidas por ano, as alterações no clima impactam também a saúde da população no dia a dia: aumentam as doenças transmitidas por alimentos, água e vetores; afetam a qualidade do ar, intensificando doenças pulmonares e renais; e resultam, inclusive, em perturbações na saúde mental da população. Tudo isso causa, é claro, impactos nas próprias unidades de saúde. Assim, é imprescindível que as instituições do setor estejam atentas a essa que é uma emergência sanitária.
Para abordar o tema com profundidade, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein reuniu especialistas para participar do primeiro Fórum Clima & Saúde. O evento, realizado em parceria com a Editora Globo, colocou em pauta o que a sociedade, de forma geral, pode fazer para melhorar esse cenário.