É possível que você trabalhe por anos e cumpra os limites mínimos para dar entrada com pedido de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas o valor do benefício seja tão baixo que você interrompa por algum período a tão aguardada vida de aposentado.
A decisão, apesar de não ser tão comum, é possível de ser feita se você tomar alguns cuidados antes de interromper a entrada na aposentadoria. Isso porque todas as informações sobre valores a receber pelo INSS constam no processo de liberação do seu benefício, a chamada Carta de Concessão do Benefício, e você pode discordar do abono antes de sacá-lo pela primeira vez.
Nesses casos, você deve entrar com um pedido de revisão administrativa através do próprio INSS, ou com uma medida judicial. A ideia é revisar todas as contribuições que você fez nos anos em que esteve na ativa e conferir se o instituto não desconsiderou algum pagamento por entender que o vínculo empregatício não era válido, ou por aplicar alguma regra de transição desfavorável.
Por outro lado, se você já sacou o primeiro depósito da aposentadoria, essa revisão pode ser feita em um período de 10 anos após a liberação do benefício. Vale lembrar que a chance de conseguir uma revisão no INSS é considerada difícil por advogados e especialistas, uma vez que o sistema de avaliação é bem completo e com informações precisas sobre todos os seus pagamentos feitos durante a sua carreira profissional.
Saiba mais em https://www.istoedinheiro.com.br/inss-veja-como-desistir-da-aposentadoria-ou-rever-os-valores-a-receber/