A já conhecida campanha Novembro Azul — cujo objetivo é alertar e conscientizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico de próstata — foca em um novo público este ano. Chamado de o “Novembrinho“, que quer estimular os cuidados com a saúde do homem já na adolescência.
O urologista pediátrico Adriano Calado, que é membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e idealizador do Grupo de Pesquisa em Sistema Geniturinário, criado para realizar pesquisas e atividades de extensão relacionadas a urologia pediátrica, destacou que os cuidados na juventude evitam o aparecimento de doenças na fase adulta.
Ainda de acordo com Adriano, não existe para os homens uma cultura de cuidados com a saúde, que costumam se encerrar na pediatria. “Diferente do que acontece com as meninas, que são acompanhadas por ginegologistas na juventude, os meninos quando saem do pediatra não costumam iniciar um acompanhamento com urologistas”, afirmou Adriano.
Saiba mais em https://www.folhape.com.br/colunistas/vida-plena/cuidados-com-a-saude-masculina-devem-comecar-na-adolescencia/34024/