Acompanhar o processo de envelhecimento dos pais pode significar lidar com questões sensíveis que vão desde adaptações na moradia até rearranjos financeiros.
Dados do IBGE revelam que o Brasil está envelhecendo em ritmo acelerado. O Censo Demográfico de 2022 indica que a população com 65 anos ou mais atingiu 22,2 milhões, um aumento de 57,4% em relação a 2010. Essa tendência se reflete no índice de envelhecimento, que passou de 30,7 para 55,2 no mesmo período, significando que há 55,2 idosos para cada cem crianças de 0 a 14 anos.
A longevidade, impulsionada por avanços na medicina e qualidade de vida, é um dos principais fatores por trás desse cenário. A expectativa de vida ao nascer no Brasil chegou a 75,5 anos em 2022, um aumento de quase dez anos desde 1980. Essa conquista, somada à queda da natalidade, contribui para a crescente proporção de idosos na sociedade brasileira.
Considerando esse quadro, é comum que cada vez mais famílias tenham que lidar, por um longo período de tempo, com o avançar da idade de parentes, o que envolve um aumento principalmente nas questões de saúde, mas em outras áreas também.
Saiba mais: Como se preparar para cuidar de familiares mais velhos? | Drauzio Varella – Drauzio Varella (uol.com.br)