Em abril, Pernambuco já havia confirmado dois óbitos por chicungunha.
O Estado de Pernambuco confirma a terceira morte por chicungunha em 2023.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), a vítima é um homem de 64 anos, que era fumante e morava em Igarassu, município da Região Metropolitana do Recife.
Ele faleceu, por complicações da infecção pelo vírus chicungunha, no dia 1º de abril, mas a confirmação só foi divulgada após o caso ter passado por investigação.
Com isso, a confirmação aparece no último boletim epidemiológico de arboviroses da SES-PE, correspondente à 21ª epidemiológica, que terminou no dia 27 de maio.
Em abril, Pernambuco já havia confirmado dois óbitos por chicungunha.
Um deles era morador do Recife. Tinha 33 anos e apresentava comorbidades: cardiopatia e hipertensão. Ele foi a óbito no dia 26 de fevereiro.
A outra vítima era um homem de 50 anos. Ele morava em Paulista, município do Grande Recife, e convivia com diabetes. Ele foi a óbito no dia 5 de janeiro.
As mortes por arboviroses, quando notificadas à SES-PE, passam por um processo de investigação para a confirmação, o que demanda tempo. Por isso, os óbitos provocados por dengue, chicungunha ou zika não são atestados de imediato.