O diagnóstico de câncer de início precoce, em pessoas com menos de 50 anos, aumentou 79% nos últimos anos.
Em uma preocupante tendência mundial, novos casos de câncer entre os jovens têm aumentado drasticamente. Os cânceres de início precoce, definidos como casos de câncer diagnosticados em pessoas com menos de 50 anos, aumentaram globalmente em impressionantes 79%.
Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana do Câncer relatou que a demografia dos pacientes com câncer está cada vez mais mudando de indivíduos mais velhos para pessoas de meia-idade. Enquanto os adultos com mais de 50 anos experimentaram uma queda na incidência geral de câncer de 1995 a 2020, houve um aumento significativo em pessoas com menos de 50 anos.
Por que os jovens estão contraindo câncer em taxas mais altas? Isso significa que as pessoas deveriam começar a fazer triagem para câncer em idades mais jovens? Quem deveria estar mais preocupado? E quais medidas preventivas os jovens deveriam considerar?
Para ajudar com essas perguntas, conversei com a especialista em bem-estar da CNN, Dra. Leana Wen. Wen é médica de emergência e professora associada adjunta na Universidade George Washington. Anteriormente, ela foi comissária de saúde de Baltimore.
Saiba mais: Casos de câncer em pessoas jovens estão aumentando; veja como prevenir | CNN Brasil