Há fundos de renda fixa que estão pagando menos do que o dinheiro investido neles. Isso é normal em aplicações de renda variável, como Bolsa de Valores, mas é raro na renda fixa. Agora em novembro, por exemplo, os Fundos Renda Fixa Indexados estão com variação negativa de 0,59% até o dia 18, enquanto o Renda Fixa Duração Média Crédito Livre tem perda de 0,29% no mesmo período. Embora no acumulado do ano essas carteiras acumulem ganhos, de 12,84% e 7,4%, respectivamente, quem investe nesse tipo de produto pode ter tomado um susto quando viu o último extrato.
Como é possível? Isso acontece porque os ativos que foram comprados para aquela carteira perderam valor no mercado e, na venda, estão valendo menos. O rendimento negativo tem tudo a ver com taxas baixas de juros. Especialistas consultados pelo falam o que fazer para tentar evitar perdas.
Enquanto os brasileiros ainda estão se adaptando a uma nova realidade na renda fixa, com a taxa básica (Selic) no menor valor da história, investidores na Europa e no Japão convivem com taxas de juros negativas, há alguns anos. É algo que ainda surpreende aqui, mas já estava acontecendo no exterior. Clique aqui para continuar lendo.
Fonte: https://economia.uol.com.br/financas-pessoais/noticias/redacao/2019/11/20/fundos-de-renda-fixa-com-variacao-negativa-entenda-o-motivo.htm